Testes


Avaliação Sumativa
3.º Período - Datas

- Teste de Estudo do Meio - dia 26 de maio (terça-feira)

- Teste de Matemática - dia 29 de maio (sexta-feira)

- Teste de  Português- dia 03 de junho (quarta-feira)


 
Português
 
Para o teste de Português tenho de saber:
 

. escrever as palavras menina, menino, sapato, bota, uva, mamã (e mãe), leque, casa, janela, telhado, chave, escada, galinha, gema, girafa,  rato, cenoura, palhaço,  zebra, peixe, árvore, funil, bandeira, quadro, cigarra, passarinho, flor e fogueira (sem copiar) com letra manuscrita e letra de imprensa;
. ler as palavras menina, menino, sapato, bota, uva, mamã (e mãe), leque, casa, janela telhado, chave, escada, galinha, gema, girafa,  rato, cenoura,  palhaço,  zebra, peixe, árvore, funil, bandeira, quadro, cigarra, passarinho, flor e fogueira (letra manuscrita e letra de imprensa);
. ler e escrever palavras com todas as famílias / sílabas  trabalhadas;
. ler e escrever (sem copiar) o alfabeto completo (minúsculo e maiúsculo);
. ler, compreender e ilustrar adequadamente um texto;
. responder (respostas completas) a perguntas sobre o texto;
. dividir palavras em sílabas;
. escrever o masculino ou o  feminino de palavras (o cão – a cadela);
. escrever o plural de palavras ( o rato - os ratos);
. escrever o diminutivo de palavras ( o rato - o ratinho);
. identificar palavras que rimem;
. escrever frases com palavras dadas/sugeridas;
. ordenar palavras de modo a formar frases;
. completar frases com palavras dadas;
. identificar, de entre três, a frase que corresponde à imagem;
. legendar imagens (ditado de imagens);
. escrever frases que estejam de acordo com imagens dadas;
. usar maiúsculas (não esquecer que as frases, bem como os nomes das pessoas, começam sempre com letra maiúscula);
. usar sinais de pontuação (não esquecer que as frases terminam com um  ponto);
. usar uma caligrafia (“letra”) cuidada, legível e bonita;
. ...

Ficha de revisões: Ficha de revisões - 1

Ficha de revisões - 2

Ficha de revisões - 3

Ficha de revisões - 4

------------------------------------------
 
Matemática
 
Para o teste de Matemática tenho de saber:
 

. os números de 0 a 100;
. fazer contagens;
. assinalar números dados no colar de contas;
. posicionar números dados numa reta numérica;
. o número anterior e/ou o número seguinte de um número dado (até 100);
. escrever números (até 100) por ordem crescente e por ordem decrescente;
. utilizar os sinais  >, < e =;
. contar de 5 e 5 e de 10 em 10 (até 100);
. resolver problemas, mostrando como pensei;
. resolver problemas a partir da observação/análise de gráficos;
. o que são / identificar poliedros e não poliedros;
. traçar e pintar (no quadriculado) figuras com uma área (quadrados) dada;
. traçar (no ponteado) linhas abertas com um comprimento dado;
. formar conjuntos de 10 e identificar quantas dezenas se formaram;
. conhecer as notas e as moedas (dinheiro);
. contar dinheiro;
. calcular o troco;
. os dias da semana;
. efetuar adições (+);
. efetuar subtrações (-);
. ...

Ficha de revisões:    Ficha de revisões - 1  

Ficha de revisões - 2

------------------------------------------
 
Estudo do Meio
 
Para o teste de Estudo do Meio tenho de saber:
 

. identificar as partes do meu corpo (cabeça, tronco e membros);
 o meu sexo (feminino ou masculino);
. identificar o símbolo que corresponde ao meu sexo;
. para que serve cada um dos meus 5 órgãos dos sentidos (nariz para cheirar, língua para saborear, olhos para ver...);
. identificar locais com água (mar, rios, lagos, poços, nuvens...);
. as estações do ano e as suas características (dias mais curtos / mais compridos, noites mais curtas / mais compridas, neve e frio, calor, folhas a cair...);
. identificar seres vivos;
. distinguir plantas de animais;
. identificar plantas que podem fazer parte da minha alimentação;
. identificar animais com pelos, penas, escamas e de pele nua;
. identificar diferentes características dos animais ( como se deslocam, onde vivem; como nascem, como respiram...);
. identificar mamíferos, aves, peixes, répteis e anfíbios;
. ordenar acontecimentos (crescimento de plantas e animais);
. identificar comportamentos corretos e incorretos para com as plantas e os animais;
. identificar o caule, a folha, a flor, o fruto e a raiz;
. que uma planta morre se lhe faltar: água, luz ou ar;
. ...

Ficha de revisões - Avaliação Sumativa - 3.º Período

------------------------------------------


Avaliação Intercalar
3.º Período - Datas

- Teste de Estudo do Meio - dia 21 de abril (terça-feira);

- Teste de Matemática - dia 24 de abril (sexta-feira);

- Teste de  Português- dia 30 de abril (quinta-feira).


 
Português
 
Para o teste de Português tenho de saber:
 

. escrever as palavras menina, menino, sapato, bota, uva, mamã (e mãe), leque, casa, janela, telhado, chave, escada, galinha, gema, girafa,  rato, cenoura, palhaço,  zebra, peixe, árvore, funil, bandeira e quadro (sem copiar) com letra manuscrita e letra de imprensa;
. ler as palavras menina, menino, sapato, bota, uva, mamã (e mãe), leque, casa, janela telhado, chave, escada, galinha, gema, girafa e rato (sem copiar) com letra manuscrita e letra de imprensa;
. as vogais (minúsculas e maiúsculas / letra manuscrita e de imprensa);
. as famílias: va ve vi vo vu, na ne ni no nu, sa se si so su, pa pe pi po pu, ba be bi bo bu, ta te ti to tu, ma me mi mo mu, la le li lo lu, - que qui - - , ca - - co cu, ja je ji jo ju, da de di do du, lha lhe lhi lho lhu, cha che chi cho chu, as es is os us, nha nhe nhi nho nhu, ga - - go gu, - ge gi - -, fa fe fi fo fu, ra re ri ro ru, - ce ci - -, ça - - ço çu, z a ze zi zo zu, bra bre bri bro bru, xa xe xi xo xu, ar er ir or ur, al el il ol ul, an en in on un e qua.
. o valor do sa se si so su no meio de duas vogais (casa);
. ler e escrever palavras com todas as famílias / sílabas  trabalhadas;
. ler, compreender e ilustrar adequadamente um texto;
. completar frases de acordo com informações do texto;
. responder (respostas completas) a perguntas sobre o texto;
. ordenar palavras de modo a formar frases;
. escrever frases com palavras dadas/sugeridas;
. reescrever frases passando palavras do masculino para o feminino (O menino come. - A menina come.);
. escrever o plural de palavras ( o rato - os ratos);
. escrever o diminutivo de palavras ( o rato - o ratinho);
. completar frases com palavras dadas;
. legendar imagens (ditado de imagens);
. usar maiúsculas (não esquecer que as frases, bem como os nomes das pessoas, começam sempre com letra maiúscula);
. usar sinais de pontuação (não esquecer que as frases terminam com um  ponto);
. usar uma caligrafia (“letra”) cuidada, legível e bonita;
. ...

------------------------------------------
Matemática
 
Para o teste de Matemática tenho de saber:
 

. os números de 0 a 60;
. fazer contagens;
. assinalar números no colar de contas;
. posicionar números na reta numérica;
. o número anterior e/ou o número seguinte de um número dado;
. escrever números por ordem crescente e por ordem decrescente;
. utilizar os sinais  >, < e =;
. contar de 5 e 5 e de 10 em 10;
. conhecer as notas e as moedas (dinheiro);
. contar dinheiro;
. formar determinadas quantias com moedas;
. resolver problemas, mostrando como pensei (com dinheiro);
. efetuar adições (+);
. efetuar subtrações (-);
. identificar números representados com material multibásico (cubinhos e barras);
. preencher/completar  diagramas;
. resolver problemas a partir da observação/análise de pictogramas;
. resolver problemas, mostrando como pensei;
. ...

Ficha de revisões: Avaliação Intercalar 3.º período

Ficha de revisões - números e operações 

Ficha de revisões - dinheiro

------------------------------------------
 
Estudo do Meio
 
Para o teste de Estudo do Meio tenho de saber:
 

. identificar atividades / tarefas realizadas de manhã, à tarde e à noite;
. saber os dias da semana;
. identificar estados do tempo (sol, céu nublado, chuva, vento, trovoada, neve, nevoeiro...);
. distinguir o dia da noite;
. que no verão os dias são maiores e as noites mais pequenas;
. identificar cheiros agradáveis e cheiros desagradáveis;
. identificar sons  agradáveis e sons desagradáveis;
. identificar as tarefas desempenhadas por pessoas com diferentes profissões;
. identificar materiais que se dissolvem e que não se dissolvem (da experiência realizada em sala de aula);
. o que significa: macio, áspero, mole, duro, doce, salgado, plano, redondo...
. ...

Ficha de revisões - Avaliação Intercalar 3.º período

------------------------------------------

 



Avaliação Sumativa
2.º Período - Datas

- Teste de Estudo do Meio - dia 09 de março (segunda-feira);

- Teste de Matemática - dia 12 de março(quinta-feira);

- Teste de  Português- dia 16 de março(segunda-feira).



Português
 
Para o teste de Português tenho de saber:
 

. escrever as palavras menina, menino, sapato, bota, uva, mamã (e mãe), leque, casa, janela, telhado, chave, escada, galinha, gema, girafa e rato (sem copiar) com letra manuscrita e letra de imprensa;
. ler as palavras menina, menino, sapato, bota, uva, mamã (e mãe), leque, casa, janela telhado, chave, escada, galinha, gema, girafa e rato (sem copiar) com letra manuscrita e letra de imprensa;
. as vogais (minúsculas e maiúsculas / letra manuscrita e de imprensa);
. as famílias: va ve vi vo vu, na ne ni no nu, sa se si so su, pa pe pi po pu, ba be bi bo bu, ta te ti to tu, ma me mi mo mu, la le li lo lu, - que qui - - , ca - - co cu, ja je ji jo ju, da de di do du, lha lhe lhi lho lhu, cha che chi cho chu, as es is os us, nha nhe nhi nho nhu, ga - - go gu, - ge gi - -, fa fe fi fo fu e ra re ri ro ru;
. o valor do sa se si so su no meio de duas vogais (casa);
. ler e escrever palavras com todas as famílias / sílabas  trabalhadas;
. ler, compreender e ilustrar adequadamente um texto;
. completar frases a partir/com palavras do texto;
. responder (respostas completas) a perguntas sobre o texto;
. ler (sem hesitações),  copiar e ilustrar adequadamente frases;
. responder a perguntas a partir de imagens;
. identificar a frase (de entre três) que está de acordo com a imagem;
. ordenar palavras de modo a formar frases;
. escrever frases com palavras dadas/sugeridas;
. escrever o plural de palavras ( o rato - os ratos);
. escrever o diminutivo de palavras ( o rato - o ratinho);

. legendar imagens (ditado de imagens);

. usar maiúsculas (não esquecer que as frases, bem como os nomes das pessoas, começam sempre com letra maiúscula);
. usar sinais de pontuação (não esquecer que as frases terminam com um  ponto);
. usar uma caligrafia (“letra”) cuidada, legível e bonita;
. ...

Ficha de revisões

Ficha de revisões - ditado de imagens

Ficha de revisões - ditado de imagens 2

Diminutivos               Plural

Fichas de trabalho: Cata Palavras

------------------------------------------

Matemática
 
Para o teste de Matemática tenho de saber:
 

. reconhecer sólidos geométricos;
. identificar poliedros e não poliedros;
. identificar polígonos e não polígonos;
. identificar quadriláteros;

. os números de 0 a 30;
. escrever números por ordem crescente e por ordem decrescente;
. utilizar os sinais >, < e =;
. fazer contagens;
. contar de 2 e 2 e de 3 em 3;
efetuar adições (+);
efetuar subtrações (-);
. efetuar adições e subtrações em tabelas;
. decompor números;
. assinalar números no colar de contas;
. posicionar números na reta numérica;
identificar números representados com material multibásico (cubinhos e barras);
. resolver problemas, mostrando como pensei (através da reta numérica...);
. resolver problemas, mostrando como pensei (através de desenho, conta...);
. observar uma tabela e responder a perguntas;
. resolver problemas a partir da observação de tabelas e gráficos;
. ... 

Ficha de revisões n.º 1

Ficha de revisões n.º 2

Ficha de revisões n.º 3

Ficha de revisões n.º 4


Fichas de trabalho (com problemas): Sala da Matemática

------------------------------------------
Estudo do Meio
 
Para o teste de Estudo do Meio tenho de saber:
 

. as regras de higiene do corpo (tomar banho, pentear, lavar os dentes, vestir roupa lavada...);
. identificar a utilidade dos objetos da higiene diária (escova de dentes, sabonete, corta unhas, pente...);
. o que se deve fazer para manter o corpo saudável (deitar cedo, ir ao médico, sentar corretamente, praticar exercício, os cuidados com a televisão e jogos no computador...);
. o que se deve fazer antes e depois das refeições;
. o que faz parte de uma alimentação saudável (alimentos e bebidas saudáveis);
. o que faz o pediatra, o oftalmologista e o dentista;
. regras de segurança (no trânsito);
. "ler" um semáforo (para carros e peões);
. regras de segurança (em casa);
. identificar os símbolos "tóxico", "inflamável" e "choque elétrico";
. ...

Ficha de revisões - Avaliação Sumativa do 2.º período

Ficha de revisões - 2

------------------------------------------

 



Avaliação Intercalar
2.º Período - Datas

- Teste de Estudo do Meio - dia 30 de janeiro (sexta-feira);

- Teste de Matemática - dia 03 de fevereiro (terça-feira);

- Teste de  Português- dia 09 de fevereiro (segunda-feira).


Avaliação Intercalar
2.º Período - Conteúdos

Português
 
Para o teste de Português tenho de saber:
 

. escrever as palavras menina, menino, sapato, bota, uva, mamã (e mãe), leque, casa, janela e telhado (sem copiar) com letra manuscrita e letra de imprensa;
. ler as palavras menina, menino, sapato, bota, uva, mamã (e mãe), leque, casa, janela e telhado (letra manuscrita e letra de imprensa);
. as vogais (minúsculas e maiúsculas / letra manuscrita e de imprensa);
. as famílias: va ve vi vo vu, na ne ni no nu, sa se si so su, pa pe pi po pu, ba be bi bo bu, ta te ti to tu, ma me mi mo mu, la le li lo lu, - que qui - - , ca - - co cu, ja je ji jo ju, da de di do du, lha lhe lhi lho lhu;
. o valor do sa se si so su no meio de duas vogais (casa);
. ler e escrever palavras com todas as sílabas das famílias / sílabas  trabalhadas;
. ler (sem hesitações), compreender e ilustrar adequadamente um texto;
. completar frases a partir/com palavras do texto;
. ler (sem hesitações),  copiar e ilustrar adequadamente frases;
. responder a perguntas a partir de imagens;
. identificar a frase (de entre três) que está de acordo com a imagem;
. ordenar palavras de modo a formar frases;
. escrever frases com duas ou três palavras dadas/sugeridas;
. dividir palavras em sílabas;
. completar frases com palavras dadas;
. legendar imagens (ditado de imagens);

. usar maiúsculas (não esquecer que as frases, bem como os nomes das pessoas, começam sempre com letra maiúscula);
. usar sinais de pontuação (não esquecer que as frases terminam com um  ponto);
. usar uma caligrafia (“letra”) cuidada, legível e bonita;
. ...

 
------------------------------------------
 
Matemática
 
Para o teste de Matemática tenho de saber:
 

. os números de 0 a 20;
. fazer contagens;
. efetuar adições (+);
. efetuar subtrações (-);
. efetuar adições em tabelas;
. posicionar números na reta graduada;
. representar /identificar números na moldura do 10;
. identificar números representados com material multibásico (cubinhos e barras);
. identificar unidades e dezenas (12 = 10 + 2 = 1 dezena e 2 unidades);
. identificar as figuras geométricas: quadrados, círculos, retângulos e triângulos;
. identificar sólidos geométricos só com superfícies planas, só com superfícies curvas e com superfícies planas e curvas;
. “ler” um calendário: ver quantos dias tem um determinado mês, em que dia da semana começa, em que dia da semana acaba, em que dia da semana encontramos um determinado dia do mês...;
. quantos dias tem uma semana (e quais são);
. quantos meses tem um ano;
. quantos dias podem ter os meses (fevereiro pode ter 28 ou 29 e os restantes meses podem ter 30 ou 31 dias);
. resolver problemas, mostrando como pensei (através da reta numérica...);
. resolver problemas, mostrando como pensei (através de desenho, conta...);
. ...

2. Ficha de revisões para o teste

1. Ficha com contas - adições e subtrações

Fichas de Apoio na Sala da Matemática

------------------------------------------
 
Estudo do Meio
 
Para o teste de Estudo do Meio tenho de saber:
 

. identificar as divisões de uma casa, objetos existentes e funções;
. identificar uma casa que seja a mais parecida com a minha;
. traçar itinerários;
. as fases de crescimento (ordenar imagens);
. se sou do sexo feminino ou do sexo masculino;
. a cor dos meus cabelos e dos meus olhos;
. identificar / localizar no corpo: a cabeça, o tronco, os membros superiores e os membros inferiores;
. identificar / localizar no corpo: nariz, olhos, boca, pescoço, ombro, braço, mão, perna, pé...
. que a água não tem cheiro, não tem sabor, não tem cor;
. que a água não tem forma, isto é, adquire a forma do recipiente onde é colocada;
. ...

Ficha de revisões - Avaliação Intercalar do 2.º período

------------------------------------------

 



Avaliação Sumativa
1.º Período - Datas

- Teste de Estudo do Meio - dia 28 de novembro (sexta-feira);

- Teste de Matemática - dia 02 de dezembro (terça-feira);

- Teste de  Português- dia 05 de dezembro (sexta-feira).


Avaliação Sumativa
1.º Período - Conteúdos

Estudo do Meio
Para o teste de Estudo do Meio tenho de saber:

. o meu nome;
. o meu apelido;
. a minha idade;
. se sou do sexo feminino ou do sexo masculino;
. as fases de crescimento (ordenar imagens);
. as minhas preferências (brinquedo, animal, comida...);
.  identificar atitudes corretas e incorretas;
. identificar os espaços da escola e o que neles podemos fazer;
. identificar objetos que pertencem ou não pertencem a uma sala de aula;
. identificar os membros da família (pai, mãe, irmãos, avós);
. identificar, de entre várias, uma família parecida com a minha;
. identificar objetos que flutuam e que não flutuam;
. ...

------------------------------------------

Matemática
Para o teste de Matemática  tenho de saber:

. identificar a mão direita e a mão esquerda (ficha 13);
. os números de 0 a 10;
. fazer contagens;
. posicionar números na reta graduada (ficha 13);
. os números que estão antes e depois de um número dado (ficha 10);
. escrever números por ordem crescente (<) e decrescente (>)(ficha 10 e ficha 13);
. completar quantidades (ficha 13);
. utilizar os sinais  >, < e =  (ficha 13);
. decompor números  (ficha 12);
. desenhar um caminho de acordo com um código;
. linhas abertas e linhas fechadas;
. relacionar objetos a modelos de sólidos  (ficha 11);
. agrupar de acordo com o tamanho, a cor e/ou a forma;
. resolver problemas, mostrando sempre como pensei (através de desenho, conta...)  (ficha 9 e  (ficha 10);

. ...

Fichas de trabalho: "Sala da Matemática"

------------------------------------------

Português
Para o teste de Português  tenho de saber:

. escrever as palavras menina, menino, sapato, bota e uva (sem copiar) com letra manuscrita e letra de imprensa;
. ler as palavras menina, menino, sapato, bota e uva (letra manuscrita e letra de imprensa);
. as vogais (minúsculas e maiúsculas / letra manuscrita e de imprensa);
. ler (letra manuscrita e de imprensa) e escrever (letra manuscrita)as famílias:
- va ve vi vo vu
- na ne ni no nu
- sa se si so su
- pa pe pi po pu
- ba be bi bo bu
- ta te ti to tu
- ma me mi mo mu

. ler e escrever palavras com todas essas sílabas;
. legendar imagens;
. ler palavras e ligar à imagem;
. dividir as palavras em sílabas;
. completar frases com palavras dadas;
. inventar e escrever frases;
. identificar a frase que corresponde a uma imagem;
. ler, copiar e ilustrar frases;
. ordenar palavras e formar frases;
. ler perguntas e responder de acordo com a imagem;
. ...

Fichas de trabalho:  vogais e "famílias"

 



Avaliação Intercalar 
1.º Período - Datas

- Teste de Estudo do Meio - dia 27 de outubro (segunda-feira);

- Teste de Português - dia 30 de outubro (quinta-feira);

- Teste de Matemática - dia 03 de novembro (segunda-feira).


Avaliação Intercalar 
1.º Período - Conteúdos

Estudo do Meio
Para o teste de Estudo do Meio tenho de saber:
. o meu nome;
. o meu apelido;
. a minha idade;
. identificar objetos (de uso corrente) e sua utilidade;
. identificar objetos (de uso corrente) que devo manusear com cuidado;
. o que gosto de fazer nos meus tempos livres;
. as minhas preferências (brinquedo, animal, comida...);
. identificar os espaços da escola e o que neles podemos fazer;
. identificar comportamentos corretos e incorretos;
. identificar o tempo que faz;
. identificar características do Outono (na Natureza);
. ...
------------------------------------------
 
Português
Para o teste de Português tenho de saber:
. escrever as palavras menina, menino, sapato, bota e uva (sem copiar) com letra manuscrita e letra de imprensa;
. ler as palavras menina, menino, sapato, bota e uva (letra manuscrita e letra de imprensa);
. dividir as palavras menina, menino, sapato, bota e uva em sílabas;
. formar as palavras menina, menino, sapato, bota e uva a partir de sílabas;
. as vogais (minúsculas e maiúsculas / letra manuscrita e de imprensa);
. descobrir / escrever (e ilustrar) palavras a partir de sílabas (das palavras menina, menino, sapato, bota e uva);
. ler palavras formadas com as sílabas das palavras menina, menino, sapato, bota e uva e legendar imagens;
. ler, copiar e ilustrar frases pequenas e muito simples com essas palavras.
 
Fichas de trabalho:   até uva      vogais e "famílias"
 
------------------------------------------
 
Matemática
Para o teste de Matemática tenho de saber:
. o significado de: mais pesado / mais leve, mais baixo / mais alto, mais curta / mais comprida, maior / mais pequeno, à frente / atrás, em cima / por baixo, dentro / fora, interior / exterior, perto / longe, no meio ...;
. direita e esquerda;
. linhas abertas e linhas fechadas (ver ficha 2);
. identificar os simbolos de "pertence" e não pertence" (ver ficha 6);
. escrever o número que corresponde a uma determinada quantidade (pelo menos até 5);
. identificar o número que corresponde a uma determinada quantidade (pelo menos até 5);
. identificar números / quantidades utilizando o colar de contas, as molduras e a reta numérica (ver ficha 6);
. identificar conjuntos com maior e menor quantidade;
. traçar percursos utilizando um código (ver    ficha 7   );
. utilizar o sinal de maior >, de menor < e de igual = (ver ficha 4 e ficha 5);
. adicionar / somar e subtrair (ver ficha 5);
. completar operações com lacunas (ver ficha 8);
. ...
 
Fichas de trabalho: "Sala da Matemática"
 
------------------------------------------

 





2014/2015
Turma do 1.º A - EBIQC
Prof.ª Sofia de Almeida


Dúvidas ou comentários...

Data: 22-06-2015

De: joao

Assunto: matematica








































































































Responder

—————